15 JAN 2024
REGIONAL INDUSTRIAL
REGIONAL SEDE
SERVIÇO
Borrifação continua na cidade e ajuda no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Foto: Fábio Silva/PMC
Depois da região Sede, agora será a vez da região Industrial receber a ação que elimina os mosquitos adultos

Na última semana, os agentes de combate às endemias iniciaram a medida de bloqueio para eliminação do mosquito Aedes aegypti, por meio da borrifação nos bairros Colonial, Funcionários e Santa Edwiges, na região Sede. Nesta semana, será a vez da região Industrial receber a borrifação. Os moradores dos bairros contemplados são previamente orientados pelos agentes sobre a data da iniciativa.

Segundo o médico veterinário, da Secretaria Municipal de Saúde, Rogério Lara Russo, a borrifação libera micro gotículas que ficam suspensas no ar e assim eliminam os mosquitos na fase adulta presentes no ambiente. “Os agentes de endemias vão às áreas críticas, fazem o trabalho de rotina, que foi intensificado, para tratar e eliminar todos os depósitos. Logo em seguida, uma outra equipe vem fazendo essa borrifação, para acabar com os mosquitos que estão na fase adulta e que podem picar uma pessoa doente e, na sequência, outras saudáveis”, explicou o veterinário.

A ação foi iniciada a partir do monitoramento das ferramentas que mapeiam as áreas de risco de transmissão de arboviroses. Atualmente, no município, há dois tipos de levantamento de dados feitos rotineiramente: mosquitrap, armadilha que captura os mosquitos adultos e faz identificação da presença do vírus da dengue nos mosquitos que estão nessa região; e as ovitrampas, que capturam os ovos do mosquito.

Para o morador do bairro Funcionários, na Sede, José da Silva, que recebeu a equipe em sua residência, as ações realizadas pela Prefeitura são muito importantes no combate ao mosquito. “Estou feliz com essa iniciativa realizada aqui. Estamos vendo muitos casos. Mas não adianta só a Prefeitura trabalhar, nós, moradores, também temos que  ajudar,  fazendo a nossa parte e mantendo os quintais limpos”, falou.

A população é peça-chave na prevenção e combate ao mosquito, uma vez que grande parte dos focos estão dentro das residências. “É importante que todos os moradores que forem contatados, avisando que vai haver essa ação, recebam os agentes e também tomem conta do seu quintal para evitar, mesmo sem saber, a criação de focos do mosquito”, destacou Rogério.

Elizangela Correa, moradora do bairro Santa Edwiges/Sede, contou que sempre fica atenta com seu quintal. “Eu sempre fico de olho aqui em casa, mesmo com as visitas da Prefeitura, temos que fazer a nossa parte”, pontuou.

Vale ressaltar que as ações de prevenção e combate à dengue, zika e a chikungunya vão continuar ao longo do mês em todas as regiões da cidade.

Medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população:

• Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras sempre bem fechadas;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Manter garrafas de vidro ou plástico, sempre com a boca para baixo, quando guardadas;
  • Evitar acúmulo de água sobre a laje;
  • Manter as calhas limpas;
  • Lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
  • Manter piscinas e fontes decorativas sempre limpas e cloradas.
Autor: jornalista Laura Oliveira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo